Transporte público para todos
Em Tucuruí, ônibus monitorados por GPS beneficiam deficientes visuais
.jpg)
Por Renan Monteiro Ilustração do pesquisador
Imagine um futuro próximo no Pará em que deficientes visuais possam utilizar o transporte público com facilidade, sendo informados sobre o itinerário dos ônibus e sobre os pontos ao longo da viagem. Esse é o objetivo do mestrando Leandro Franco de Sá ao desenvolver o Projeto Modelo de referência open-source de monitoramento veicular do transporte coletivo urbano voltado ao auxílio de deficientes visuais.
Vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada (PPCA), do Núcleo de Desenvolvimento Amazônico em Engenharia (NDAE/ Campus Tucuruí UFPA), o projeto desenvolvido pode monitorar, Via GPS, os ônibus de transporte público. O orientador do projeto, professor Heleno Fülber, explica como funciona a tecnologia assistiva: “Por meio dos dados de coordenadas (latitude e longitude) recebidos por um módulo GPS instalado no ônibus, o sistema localizará o veículo e, conforme o transporte coletivo percorre o itinerário, o alto-falante informa o ponto de parada”.
O professor informa que o sistema desenvolvido se comunicará com um servidor web (computador), por meio de tecnologia GPRS, para informar o horário em que o ônibus está passando em cada ponto de parada. A General Pack Radio Service (GPRS) é uma tecnologia de telefonia celular que permite acesso à internet e é antecessora do sinal 3G. Assim o sistema de monitoramento utilizará um chip de celular para se conectar à internet e enviar os dados de localização dos ônibus monitorados pelo servidor web.
Para atuar em conjunto com esse sistema, está sendo desenvolvido um aplicativo para dispositivos móveis. Com tal aplicativo, o indivíduo com deficiência visual poderá selecionar uma linha de ônibus e um ponto de parada de tal linha e ser avisado com antecedência, pelo app, quando um ônibus da linha selecionada estiver se aproximando do ponto de parada selecionado. “Para que o ônibus seja monitorado pelo aplicativo para dispositivos móveis, é necessário que os dados de sua localização estejam disponíveis em um repositório (computador) acessível através da internet. Tal repositório é o servidor web, com o qual o sistema de monitoramento se comunicará para envio e armazenamento das informações de localização dos ônibus monitorados. O aplicativo buscará as informações de monitoramento nesse servidor”, detalha o autor da pesquisa, Leandro de Sá.
Testes serão realizados em linhas que levam até a UFPA e ao IFPA
O projeto está em sua etapa final. Para a realização de testes, ocorrerá a instalação do sistema em ônibus do transporte coletivo de Tucuruí, avaliando a proficiência e a confiabilidade das informações prestadas pelo sistema. Com o feedback, serão feitos ajustes na tecnologia, buscando reparar possíveis inconsistências.
A linha de ônibus escolhida para teste do sistema será uma que tenha como destino o prédio do IFPA – Campus Tucuruí (localizado na Av. Brasília, próximo ao Instituto Médico Legal do município) e o prédio da UFPA – Campus Tucuruí. Além do fato de as instituições possuírem alunos com deficiência visual que utilizam diariamente as linhas de ônibus, sendo potenciais usuários/testadores do sistema, as linhas possuem o maior itinerário na cidade de Tucuruí, passando pela Vila Permanente da Eletronorte e por 13 bairros.
De acordo com Leandro de Sá, para os testes de usabilidade, serão aplicados questionários aos membros da Associação dos Deficientes Visuais e Amigos do Sudeste do Pará (ADVASP), com sede em Tucuruí, para verificar a facilidade de acesso à informação, a navegabilidade do aplicativo e a clareza nas informações prestadas.
O orientador da pesquisa, Heleno Fülber, afirma que, depois do período de testes e de validação do modelo, havendo interesse da empresa de transporte coletivo urbano de Tucuruí em continuar com o sistema em operação, este poderá ser mantido e expandido para outras localidades, conforme a demanda. Ao desenvolver o projeto em open-source (código aberto), o objetivo dos pesquisadores é permitir que este seja livremente adaptado, melhorado e implantado em outras cidades, alcançando um número maior de beneficiados.
Ed.148 - Abril e Maio de 2019
------
Projeto de Pesquisa Modelo de referência open-source de monitoramento veicular do transporte coletivo urbano voltado ao auxílio de deficientes visuais
Responsável: Leandro Franco de Sá
Orientador: Heleno Fülber
Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada (PPCA), do Núcleo de Desenvolvimento Amazônico em Engenharia (NDAE/ Campus Tucuruí UFPA)
Redes Sociais