Editorial
Ciências e sabores amazônicos

Jambu e açaí, ingredientes comuns nos pratos típicos paraenses, agora estão presentes em pesquisas de saúde bucal. A novidade vem do Programa de Pós-Graduação em Odontologia da Universidade Federal do Pará (UFPA). A tese de Brennda Lucy Freitas de Paula analisou o uso do jambu no controle da sensibilidade dentária pós-clareamento. Já Zuleni Alexandre da Silva, em sua dissertação, avaliou os efeitos bioquímicos e morfológicos do açaí clarificado como agente complementar no tratamento da periodontite.
Esta edição traz entrevista com a bióloga Verônica Scarpini Cândido e o engenheiro químico Pedro Tupã Pandava Aum, ambos professores da UFPA e agora membros afiliados da Academia Brasileira de Ciências (ABC), na categoria Jovem Cientista. Verônica desenvolve pesquisas na área de materiais compósitos reforçados com fibras naturais da Amazônia e resíduos agroflorestais no Campus de Ananindeua, enquanto Pedro atua no Laboratório de Ciência e Engenharia de Petróleo, do Campus de Salinópolis.
Na seção Resenha, o livro Urbanização, desigualdade e financeirização: re-discutindo o direito à moradia em cidades amazônicas, organizado por Jovenildo Rodrigues, Léa da Costa, Marlon da Silva e Raimundo Carvalho, debate o tema com dez artigos assinados por pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO) e do Laboratório de Estudos e Pesquisas sobre Habitação e Moradia (Laham).
Você vai ler também: Projeto Parkinson Pai d´Égua apresenta bons resultados em Castanhal; estudo analisa gestos, expressões e performances entre torcedores do Paysandu e parteiras garantem atendimento e cuidado para grávidas no município de Fernandes Belo (PA).
Até o próximo número!
Rosyane Rodrigues
Editora
Fotografia: Alexandre de Moraes |Beira do Rio edição 175 - Junho, Julho e Agosto
Redes Sociais