Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

Portuguese English Spanish

Opções de acessibilidade

Início do conteúdo da página

Peixe e farinha: a dieta de risco

Publicado: Terça, 29 de Setembro de 2020, 22h31 | Última atualização em Quarta, 30 de Setembro de 2020, 20h48 | Acessos: 5672

Contaminação por mercúrio e cianeto ameaça comunidades no Pará

Por Flávia Rocha Foto Alexandre de Moraes

As principais atividades desenvolvidas em áreas rurais dos municípios do nordeste do Pará incluem a produção agrícola, a pecuária e a pesca. Nesses municípios, dois grupos de alimentos estão quase sempre disponíveis na dieta: a mandioca e o pescado. A atividade pesqueira e a produção de farinha artesanal são elementos importantes para as comunidades tradicionais da região.

No Norte no Brasil, é comum o consumo de farinha e peixe concomitantemente. Entretanto, assim como a farinha pode apresentar teores significativos de cianeto de hidrogênio (HCN), algumas espécies de peixes da Amazônia têm apresentado elevados níveis de mercúrio, acima de 0,5μg/g, o limite recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Esse foi o contexto da pesquisa desenvolvida por Cláudia Simone Baltazar de Oliveira e apresentada na tese Respostas toxicológicas e oxidativas associadas ao consumo de peixe e farinha de mandioca em uma população rural do nordeste paraense. O estudo foi defendido pelo Programa de Pós-Graduação em Doenças Tropicais (PPGDT/NMT), orientado pela professora Maria da Conceição Nascimento Pinheiro.

“Diante da ausência de estudos da interação bioquímica do HCN e do Hg através da alimentação no organismo e da existência de grupos populacionais na Amazônia em risco por essa dupla exposição, surge a necessidade de se investigar os efeitos nocivos da ingestão do metilmercúrio oriundo da dieta de peixes e do HCN da farinha”, afirma Cláudia Baltazar.

Em contato com o organismo, o cianeto é rapidamente absorvido independentemente da via (mucosa respiratória, gastrointestinal, pele e olhos, se o contato for contínuo). Em casos de intoxicação oral, foram observadas quantidades relevantes de cianeto no cérebro, nos rins, no estômago, no fígado, no sangue e na urina, demonstrando que ele é distribuído em vários tecidos, causando vertigens, vômito e, dependendo da dose, pode levar à morte, em uma ou duas horas.

Em relação ao mercúrio, destaca-se a atividade garimpeira na contribuição da exposição, pois o metal é oxidado, gerando íons de mercúrio (Hg+1 e Hg+2), que interagem com o ecossistema aquático. A ingestão do pescado contaminado é capaz de causar várias doenças em humanos, como diminuição da memória, alterações da visão e da pressão arterial, tremores, problemas reprodutivos e renais.

14 amostras de farinha e nove espécies de peixes 

A metodologia usada foi observacional e transversal, desenvolvida em dois municípios no nordeste paraense. “Foi realizada a avaliação das concentrações de cianeto em 14 amostras de farinha de mandioca e de mercúrio total (HgTotal) em nove espécies de peixes. Além disso, analisamos as concentrações de HgTotal e de marcadores oxidativos de 76 residentes de uma comunidade rural, que tinham dieta à base de peixes e farinha de mandioca”, relata Cláudia Baltazar.

A biomédica revela que a concentração média de cianeto variou entre as comunidades. Na comunidade “A”, a concentração obtida foi de 20,06 mg/HCN/Kg, variando entre 18,2 e 23,00 mg/HCN/Kg. Na comunidade “B”, localizada em outro município, a média encontrada foi de 14,24, mínimo de 7,5 e máximo de 22,1 mg/HCN/Kg. Ao comparar com o valor preconizado de HCN total para consumo seguro segundo a OMS (10 mg/HCN/kg), foi observada diferença estatística significativa.

Os peixes analisados foram avaliados de acordo com o seu hábito alimentar. A variação de HgTotal no grupo carnívoro foi de 0,03 a 1,30 μg/g nas amostras de S.brasiliensis (peixe serra). Nos detritívoros, o mercúrio foi menor, com mínimo de 0,09 e valor máximo de 0,90 μg/g na espécie C.latus (guaraximbora) e H.litoralle (tamoatá).

Constata-se, por fim, que os peixes de hábitos carnívoros apresentam maior contaminação por HgTotal, em comparação aos detritívoros, que apresentam como elemento dominante na alimentação o detrito orgânico. Desse modo, os peixes predadores, como o planctívoro, o carnívoro/piscívoro e o carnívoro/necrófago, possuem elevadas concentrações de Hg e devem ser evitados.

Um modo de investigar as consequências do consumo desses dois alimentos de forma concomitante é por meio da determinação de biomarcadores. “O estresse oxidativo está associado ao desenvolvimento de diversas doenças crônicas, como diabetes, obesidade, transtornos neurodegenerativos e câncer. Portanto conhecer os marcadores para a avaliação do estresse oxidativo pode aperfeiçoar o diagnóstico de patologias associadas. Os marcadores de estresse oxidativo são parâmetros biológicos que identificam a produção de radicais livres e metabólitos específicos e se baseiam na análise do processo de oxidação de lipídios, proteínas e DNA”, explica a autora da tese.

“Foram colhidas amostras de 10 ml de sangue por punção venosa para as análises hematológica, bioquímica clínica e oxidativa, nesta ordem. Fizemos também coletas de fios de cabelo para a avaliação das concentrações de HgTotal. Foi realizado hemograma completo e bioquímica clínica, que incluiu a dosagem de glicemia de jejum, dosagem de colesterol total, triglicerídeos, creatinina, ureia, TGO, TGP e proteínas totais em todos os 76 participantes da comunidade “B”, afirma Cláudia Baltazar.

Concentrações de HgTotal acima do recomendado 

Na avaliação toxicológica da pesquisa, a concentração mediana de HgTotal em tecido capilar dos residentes da comunidade “B” foi de 2,52 μg/g. “É importante mencionar que, na comunidade, não foram identificadas atividades mineradoras nem industriais, o que nos permite concluir que o mercúrio presente nos participantes é provavelmente oriundo da alimentação. Como consequência, 7,9% (6) dos participantes apresentaram concentrações de HgTotal acima do estabelecido pela OMS, 6 μg/g”, revela Cláudia Baltazar.

No que se refere ao consumo de farinha de mandioca, 63% da população do estudo declararam consumir farinha de mandioca acima de quatro vezes por semana, seguidos de 28% que afirmaram consumir menos de duas vezes por semana. Não se pode deixar de mencionar os números expressivos de casos de câncer de estômago, nas Regiões Norte e Nordeste do Brasil, que estão diretamente associados à alimentação.

“A relação entre o consumo de farinha e o câncer se deve à alta ingestão de anilina, presente na farinha de mandioca. Porém, na farinha analisada nesta pesquisa, não foi observada a introdução desse químico no alimento, assim como não houve declaração de uso por parte dos produtores”, esclarece a autora do estudo.

Segundo Cláudia Baltazar, novas pesquisas sobre o tema são necessárias. “A farinha de mandioca consumida pela população tem nível de cianeto acima do tolerável, o que indica a necessidade de uma orientação quanto às etapas de produção. Da mesma maneira, é preciso orientar a população quanto às espécies de pescado com menor teor de mercúrio”, afirma.

“Acredito que a presente pesquisa poderá servir como norte para prevenção e investigação de possíveis alterações orgânicas por meio da dupla exposição, contribuindo para a saúde das populações da região amazônica”, finaliza Cláudia Baltazar.

 Ed.156 - Set/Out/Nov de 2020

Adicionar comentário

Todos os comentários estão sujeitos à aprovação prévia


Código de segurança
Atualizar

Fim do conteúdo da página