História da Matemática

Publicado: Segunda, 14 de Agosto de 2023, 09h08 | Última atualização em Quarta, 20 de Setembro de 2023, 16h37 | Acessos: 853

Site reúne amplo material sobre a disciplina no Brasil

No mapa, os pontos em vermelho mostram a origem dos acessos ao repositório digital.

Carla Silva, “especial para o Beira do Rio”, foto: Acervo da pesquisa

O Centro Brasileiro de Referência em Pesquisa sobre a História da Matemática (CREPHIMat) é o local em que é possível encontrar vasta produção acadêmico-científica sobre a história da Matemática desenvolvida no país, desde a década de 1990 até os anos atuais. A plataforma foi construída com base nos Projetos de Pesquisa “História para o Ensino da Matemática na Formação de Professores e na Educação Básica: uma Análise da Produção Brasileira” e “Uma história das pesquisas em História da Matemática no Brasil: produções, disseminações e contribuições à formação de professores de Matemática”, coordenados pelo professor Iran Abreu Mendes, do Instituto de Educação Matemática e Científica da Universidade Federal do Pará (UFPA), e financiados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Durante o desenvolvimento de suas pesquisas, Mendes identificou que há uma produção acadêmico-científica em história da Matemática que não chega a professores de Matemática da educação básica, superior e dos cursos de formação de professores da área. “Os professores da educação básica não sabem da existência desse tipo de produção. Isso porque muitas das produções que são feitas dentro das universidades brasileiras não têm chegado à escola. Não existe, de maneira formal, o estabelecimento de uma relação em que a escola possa se alimentar do que a universidade produz e a universidade se alimentar do que a escola tem a oferecer a ela como objeto de pesquisa. A partir dessa constatação, criamos esse espaço”, reflete o coordenador do projeto.

O CREPHIMat é um repositório digital criado para organizar e disseminar o maior acervo digital de produções acadêmico-científicas sobre História da Matemática produzidas no Brasil, servindo também como um espaço de colaboração à comunidade acadêmica. Nele constam teses, dissertações, livros do século XVII, XVIII e XIX, artigos, anais de eventos, produtos educacionais, materiais didáticos, além de orientações a estudantes de Graduação em Matemática ou áreas afins.

Perspectivas futuras

A expectativa é que o espaço ajude a sanar as dificuldades sobre o desenvolvimento conceitual da disciplina. “Os professores de Matemática, de um modo geral, principalmente da educação básica, têm dificuldade sobre o desenvolvimento conceitual da Matemática. Eles sabem resolver questões e problemas, mas têm dificuldade no que se refere aos conceitos matemáticos. Quando o professor entender melhor a própria Matemática que está ensinando, ele saberá melhor explicar. A Matemática, se bem exposta, não fica tão chata nem tão difícil”, defende Mendes.

O Centro de Referência é uma ferramenta que já vem se consolidando na internet. Entre janeiro e março de 2023, foram mais de 1.729 acessos. Na plataforma, há relatos de professores que consultam, adaptam, ajustam, reinventam material didático disponibilizado e colocam-no em prática em sala de aula, e há uma resposta positiva por parte dos alunos.

Em 2022, o coordenador do projeto e professores da Venezuela e da Colômbia começaram a trabalhar para unir as informações produzidas sobre a temática na Pan- Amazônia, e a próxima etapa é expandir para reunir todo o conteúdo produzido na América Latina. “A perspectiva futura é que esse espaço não capte somente a produção brasileira, mas também a de outros países da América Latina que tenham essa mesma temática. Nós vamos começar primeiro pela Pan-Amazônia e tentar migrar, que é o interesse deles, as informações sobre esse mesmo tipo de trabalho na Venezuela, Colômbia, Peru, Equador”, finaliza.

Conheça o CREPHIMat, acesse aqui

Edição Edmê Gomes - Beira do Rio ed.167