Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Editorial
Início do conteúdo da página

Editorial da Edição 146

Escrito por Beira do Rio | Publicado: Terça, 11 de Dezembro de 2018, 16h28 | Última atualização em Quarta, 12 de Dezembro de 2018, 13h53 | Acessos: 31
Chapéu que compõe o traje das marujas durante a Festa de São Benedito, em Bragança (PA). Foto Alexandre de Moraes
imagem sem descrição.

Em outubro, pesquisadores da Universidade Médica de Viena e da Agência Ambiental da Áustria divulgaram estudo sobre a presença de microplástico no intestino humano. O que os voluntários do estudo tinham em comum? Uma dieta à base de peixes e frutos do mar. Bem mais perto de nós, em Altamira, a pesquisadora Tamyris Pegado Silva defendeu dissertação sobre a evidência da ingestão de microplástico por peixes do rio Amazonas. Foram encontradas 228 partículas desse material em 26 dos 189 peixes analisados, e o popular Xaréu era o mais contaminado. Leia a reportagem do Renan Monteiro e entenda por que aquele alerta sobre o uso consciente de materiais plásticos faz cada vez mais sentido.

A tese defendida por Ariana Kelly Silva da Silva no Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGA/IFCH) conseguiu provar que a doença falciforme não é exclusiva de “africanos”, mas também se dissemina entre “europeus” e “ameríndios”. A doença falciforme é a síndrome genética mais prevalente em todo o mundo e esteve associada à população negra, reforçando o racismo e a discriminação.

Leia também: Redes sociais são novo espaço de mobilização dos movimentos sociais em Belém; Pesquisa faz análise sobre a campanha presidencial de 2014 na plataforma Twitter; Da Tribu e Madame Floresta são as marcas de locais que inspiraram pesquisa sobre moda e sustentabilidade; Casa de Estudos Germânicos inicia programação para comemorar seus 50 anos.


Rosyane Rodrigues
Editora

Adicionar comentário

Todos os comentários estão sujeitos à aprovação prévia


Código de segurança
Atualizar

Fim do conteúdo da página