Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

StartupLab abriga 19 projetos

Publicado: Sexta, 17 de Fevereiro de 2017, 15h13 | Última atualização em Sexta, 17 de Fevereiro de 2017, 18h49 | Acessos: 1399

Universitec garante capacitação e infraestrutura para empreendedores

O StartupLab é um dos programas ofertados pela Agência de Inovação da UFPA.
imagem sem descrição.

Por Amanda Nogueira Fotos Alexandre Moraes / Acervo da Pesquisa

A Universitec, Agência de Inovação da Universidade Federal do Pará, tem como objetivo promover a proteção, a aplicação e a difusão do conhecimento. Um dos programas da Agência de Inovação é o empreendedorismo e, dentro dele, está o StartupLab Universitec. Uma startup é um grupo de pessoas com uma ideia de produto ou serviço inovador, que procura um modelo de negócios repetível e escalável, e o StartupLab existe para capacitar esse conjunto de possíveis empreendedores que tenham ideias com soluções inovadoras para demandas no mercado. ”O StartupLab está inserido em um contexto maior da Universitec”, explica o diretor da Universitec, Gonzalo Enríquez.

Na seleção para participar do StartupLab Universitec, foram ofertadas dez vagas para projetos residentes e nove vagas para projetos que receberão atendimento planejado. O trabalho teve início em janeiro e o que diferencia as duas categorias (residentes e não residentes) é que os projetos residentes têm à sua disposição a infraestrutura física da Universitec.

As vagas estão divididas em áreas, como saúde, educação, mobilidade urbana, segurança, entre outras. O processo de seleção teve início com a análise dos projetos, que foram avaliados por uma comissão, com base em critérios preestabelecidos. Na segunda fase classificatória, os participantes passaram por uma entrevista e por uma exposição objetiva do produto. “Esta fase é ainda mais rigorosa. Os participantes tinham cinco minutos para explicar qual é o problema, qual a solução e como isso será feito”, afirma Gonzalo.

O atendimento no StartupLab  tem duração de seis meses. Durante esse período, a Universitec oferece apoio com estrutura e suporte estratégico para os participantes. “Ao serem selecionados, eles passam por um período mais longo de acompanhamento e capacitação para montar, futuramente, um empreendimento. São ministrados cursos sobre plano de negócio, marketing e trabalho de inovação”, explica Gonzalo. “Este trabalho é feito por mentores, pessoas que possuem experiência e conhecimento para ensinar o empreendedor de forma mais simples e adequada”, afirma. O grupo de mentores é composto por profissionais especializados em gestão de negócios.

Mentores orientam e avaliam os participantes

Os participantes do StartupLab Universitec têm acesso a um espaço de trabalho de uso compartilhado, com recursos de escritório, sala de reunião, auditório e laboratórios de pesquisa. Além disso, dispõem de um suporte com orientação para o desenvolvimento técnico/tecnológico dos produtos ou serviços e em gestão de negócios.

“Durante o acompanhamento, os participantes são atendidos pelos mentores. Para essa fase, existe uma ficha de avaliação e de testes dos produtos até a finalização das mentorias. Depois de seis meses, o ideal é que o projeto esteja com todas suas hipóteses validadas, produto/serviço desenvolvido e atingindo escalabilidade”, esclarece Leila Furtado, coordenadora de Empreendedorismo da Agência.

A expectativa do diretor da Universitec para o StartupLab é capacitar as pessoas que estão nesse processo. “Incentivar o empreendedorismo dentro da Universidade é fundamental e um dos maiores desafios da Agência de Inovação, pois os empreendedores são aqueles que vão transformar o conhecimento adquirido na universidade em inovações tecnológicas dentro das empresas”, ressalta Gonzalo Enríquez.

Para ele, o conhecimento é o ponto de partida para inovação tecnológica. “A inovação tecnológica não se faz dentro da universidade, a inovação se faz na indústria. Por outro lado, ela não consegue acontecer sem a universidade, pois é esta quem gera o conhecimento”, afirma o diretor.

Solver foi escolhida entre os mais de 30 inscritos

Entre as dez startups residentes do StartupLab Universitec, está a Solver, que representa uma parceria envolvendo quatro profissionais de diferentes áreas do conhecimento. São eles: Givago Souza, Anderson Herculano, Leticia Miquilini e Felipe André Brito. A Solver vai desenvolver programas relacionados ao sistema visual humano, os quais  poderão ser facilmente aplicados por profissionais envolvidos em pesquisas ou em clínicas de diagnósticos. “Nosso objetivo é garantir um produto confiável e com significativa sensibilidade para detectar a grande variedade de alterações na visão humana”, explicam os participantes.

O grupo foi escolhido entre mais de 30 outros projetos que participaram da seleção. “Também fomos entrevistados por três membros da Universitec e, por fim, apresentamos a essência do nosso produto”, explica Givago Souza.

A experiência como participante do StartupLab ainda está no início, mas o grupo possui grandes expectativas. “Tudo está bem no começo e estamos esperando muito apoio, especialmente na área gerencial do negócio. Já recebemos uma boa orientação sobre os trâmites necessários para proteger nossa ideia, o que já mostrou a importância da iniciativa da StartupLab para o progresso da Solver”, avalia o empreendedor.

Os quatro profissionais estão bem animados com o suporte que receberão da Universitec. “Teremos assessoria sobre a proteção do patrimônio intelectual e do produto que iremos oferecer ao mercado. Além disso, seremos apresentados a conceitos de empreendedorismo e realização de negócios. Também teremos um espaço físico para realizarmos nossas atividades”, comemoram.

Os participantes esperam resultados positivos após os seis meses de Residência. “Gostaríamos de terminar o período no StartupLab com um modelo de negócio para o nosso produto e com experiência suficiente para garantir a nossa autonomia no ramo em que estamos ingressando”, conclui Givago Souza.

Ed.135 - Fevereiro e Março de 2017

Comentários  

0 #1 Cesar 09-05-2017 07:34
Exactly what I was searching for, thank you for posting.
Citar

Adicionar comentário

Todos os comentários estão sujeitos à aprovação prévia


Código de segurança
Atualizar

Fim do conteúdo da página