Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

Portuguese English Spanish

Opções de acessibilidade

Início do conteúdo da página

Opinião

Escrito por Beira do Rio | Publicado: Segunda, 27 de Maio de 2019, 14h32 | Última atualização em Segunda, 27 de Maio de 2019, 15h16 | Acessos: 3678

Educação e Sustentabilidade: um relato sobre a UFPA

Por Roberta Tillmann Foto Alexandre de Moraes

A tomada de consciência da crise ecológica da modernidade ensejou uma mudança de percepção da relação do homem com a natureza, inicialmente, na comunidade acadêmica, mas, posteriormente, na sociedade civil.

Para Cavalcanti (2001), o desenvolvimento econômico não representa mais uma opção aberta, com possibilidades amplas para o mundo. A aceitação geral da ideia de desenvolvimento sustentável indica que se fixou, voluntariamente, um limite (superior) para o progresso material. Adotar a noção de desenvolvimento sustentável, por sua vez, corresponde a seguir uma prescrição política. O dever da ciência é explicar como ela pode ser alcançada e quais são os caminhos para a sustentabilidade.

Situações ambientais vividas atualmente, de acontecimentos inusitados relacionados ao meio ambiente, permitem-nos refletir sobre o papel das Universidades Públicas Federais, como gestoras do conhecimento, produzindo pesquisas ambientais e dando exemplos de ações sustentáveis.

Diante do olhar futurista e responsável, a Universidade Federal do Pará (UFPA) vem adotando medidas sustentáveis, fortalecidas nas ações implementadas no seu Plano de Logística Sustentável (PLS).

O Plano de Logística Sustentável surge do Decreto nº 7.746/2012, art. 16, com ações voltadas para a gestão ambiental na Administração Pública. A partir de novembro de 2012, publicada no Diário Oficial da União, a Instrução Normativa Nº 10 estabelece regras para a elaboração dos Planos de Gestão de Logística Sustentável, de todos os órgãos e das entidades da Administração Pública Federal direta, autárquica, fundacional e das empresas estatais dependentes.

O Plano de Logística Sustentável da UFPA tem como norte de suas ações a Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), desenvolvida pelo Ministério do Meio Ambiente, a qual utiliza como critério os 5 Rs: Repensar, Reduzir, Reaproveitar, Reciclar e Recusar o consumo de produtos que gerem impactos socioambientais significativos.

Para a UFPA, “O PLS será utilizado como uma ferramenta de planejamento e gestão de práticas sustentáveis, racionalização de gastos e de processos na Administração, além de implementar critérios para as ações sustentáveis de impacto socioambiental. O PLS reafirma o compromisso da UFPA não somente em discutir a temática sustentável, mas também em fomentar práticas que atendam aos critérios ambientais e modifiquem o cotidiano da comunidade acadêmica”.

Com a Missão Institucional de “Produzir, socializar e transformar o conhecimento na Amazônia para a formação de cidadãos capazes de promover a construção de uma sociedade sustentável”, a UFPA tem a clareza de que ações sustentáveis, sejam elas curtas, médias ou a longo prazo, tornarão o planeta mais saudável e seguro para as gerações atuais e futuras.

Diante disto, a UFPA se compromete, institucionalmente, a adotar práticas “de racionalização dos gastos públicos que promovam maior transparência e efetividade no uso dos recursos disponíveis ao tempo em que desenvolve ações de promoção da consciência ambiental da comunidade acadêmica”.

Entre as práticas e ações já desenvolvidas pelo PLS/UFPA, temos a Coleta Seletiva Solidária; o Racionamento de Energia Elétrica; as Compras e Contratações Sustentáveis; a Logística Reversa; a Redução do consumo de papel e descartáveis e a Qualidade de Vida no Trabalho.

Recentemente, o PLS implementou a Campanha dos 5Rs, que visa à educação e à reeducação de medidas sustentáveis. Serão propostas diversas ações, entre elas: adoção de copos e xícaras de uso permanente; impressão de documento na função frente e verso, e modo rascunho.

O PLS não poderá ser somente uma ferramenta de planejamento e gestão, mas também se tornará uma ferramenta de monitoramento e acompanhamento das ações implementadas e executadas, de forma a desenvolver um olhar crítico acerca do que podemos melhorar como universidade gestora de conhecimento, buscando ser exemplo de uma Universidade Pública Sustentável.

Roberta Tillmann – mestranda em Ciência e Meio Ambiente ICEN/UFPA; diretora da Gerência de Atas PROAD/UFPA; membro da Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável - PLS/UFPA e membro da Comissão Própria de Avaliação - CPA/UFPA. E-mail:robertahmt@gmail.com

 Ed.149 - Junho e Julho de 2019

Adicionar comentário

Todos os comentários estão sujeitos à aprovação prévia


Código de segurança
Atualizar

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página